Lelo Nazario
   

Editio Princeps


BIOGRAFIA
No começo da década de 60, quando começou seus estudos formais de piano, este compositor paulista, nascido em 1956 não imaginava que os amigos e músicos que frequentavam sua casa, todos aficcionados pelo jazz e a recém nascida bossa nova, seriam a principal influência no rumo de sua futura carreira. Tendo como irmão o baterista Zé Eduardo Nazario, que se profissionalizara muito jovem e já era conhecido no meio musical da época pela criação do drumbeat do "Jequibau" (uma bossa nova em 5/4, criada pelo compositor Mario Albanese), Lelo se aproveitou dessa convivência extremamente rica para armazenar todo tipo de informação musical e cultural.

A paixão pela música erudita contemporânea vem dessa época também, já que fervilhavam, principalmente na Europa e nos EUA, diversas tendências conduzidas por compositores inovadores como Stockhausen, Messiaen, Berio, Cage e os brasileiros Marlos Nobre e Almeida Prado, entre outros. Essa música nova viria a influenciar também suas composições jazzísticas, que sempre trazem algum elemento atonal ou politonal. Nesse sentido, Lelo poderia ser considerado um dos representantes da chamada third stream no Brasil, corrente que agrega músicos que trafegam entre a música erudita e a popular.

Durante sua adolescência, formou (com seu irmão) o grupo Malika, que misturava música afro-brasileira e sul-americana ao jazz contemporâneo, e contava com a participação do grande saxofonista Hector Costita, conhecido por sua atuação na Big Band de Lalo Shiffrin e nos grupos de Sergio Mendes e Gato Barbieri. O grupo realizou inúmeros concertos e especiais para TV.

Algum tempo depois, seu irmão viria a ser convidado para integrar o grupo de Hermeto Pascoal, juntamente com o contrabaixista Zeca Assumpção. Não tardaria para que Lelo fosse convidado também a integrar o grupo. Estava ali formado o embrião do que viria a ser o futuro Grupo Um. Com Hermeto, o músico, então com 17 anos, se apresentou por todo o país em teatros, rádios, TVs e universidades.


  1981  
1987 1981 1983

O grupo de Hermeto tinha uma base fixa (piano, baixo e bateria) e convidava músicos diferentes para cada apresentação (saxofonistas e guitarristas). Quando foi convidado a se apresentar no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Hermeto chamou músicos locais para integrar a banda, entre os quais se destacavam Mauro Senise e Raul Mascarenhas (saxofones e flautas), Marcio Montarroyos (trumpete e flugelhorn) e Toninho Horta (guitarra). A enorme empatia entre estes solistas e secção rítmica já antecipava também o "time" de músicos das futuras formações do Grupo Um. Na realidade, a primeira formação contava com um amigo de longa data, o saxofonista Roberto Sion, que atuava também na banda de Hermeto.

Como se pode notar, o grupo de Hermeto foi um dos principais núcleos de criação musical da época, disseminando uma maneira de pensar a música de uma forma mais livre, sem barreiras e com resultados extremamente criativos.

O Grupo Um começou a atuar de forma mais constante a partir de 1978, agora com a presença de Mauro Senise nos saxofones e chamou a atenção da compositora e cantora Marlui Miranda que os convidou para uma temporada conjunta. Como já tinham todo o material gravado em estúdio, aproveitaram o convite para lançar o álbum Marcha sobre a Cidade durante a temporada com Marlui. O disco foi editado numa pequena tiragem, de forma independente (custeada pelos próprios músicos) que rapidamente se esgotou, sendo reeditado pela Gravadora Lira Paulistana que, além de produtora e distribuidora, também mantinha um pequeno teatro que se tornou um polo referencial da criação musical dos anos '70 e '80 em São Paulo. Por ali passaram, além do Grupo Um, o grupo PéAntePé, o compositor Arrigo Barnabé, o trio A Divina Increnca, entre tantos outros.

Com o Grupo Um, Nazario ainda realizou mais dois álbuns: Reflexões Sobre a Crise do Desejo (1981) e "A Flor de Plástico Incinerada" (1983), trabalhos considerados inovadores no cenário musical brasileiro, e que trazem a presença de outros músicos excepcionais que se agregaram à banda: Rodolfo Stroeter (baixo), Teco Cardoso (saxes e flautas) e Felix Wagner (marimba e clarineta alto). Com esta formação o grupo se apresentou em vários países da Europa.

Paralelamente, já nos anos '80, desenvolvia seu trabalho como compositor erudito, arranjador e pianista, além de atuar no campo das trilhas para publicidade, onde obteve enorme sucesso, com filmes premiados nos diversos festivais especializados (Cannes, New York). São desta época os álbuns "Lagrima / Sursolide Suite" e "Discurso aos Objetos", que traz composições avant garde e música eletroacústica.


 
Lelo e Zé Eduardo, 1981 2002


Da mistura do jazz mais avançado com a música contemporânea surge o "Symmetric Ensemble", grupo originalmente formado por dois pianos (Lelo e Felix Wagner) e dois contrabaixos (Stroeter e Assumpção). O grupo se apresentou na Europa como um trio (pois Assumpção estava em turnê com Egberto Gismonti) gravando vários programas para rádios estatais alemãs e francesas, encerrando a turnê com um concerto no "Espace Cardin" em Paris.

Em 1986, criou uma série de composições para um novo projeto e convidou os mesmos músicos do Pau Brasil para executá-lo: o resultado é o álbum "Se…", gravado em 1987 (e lançado em LP em 1989). Contando com a colaboração de colegas do Grupo Um, do Pau Brasil e da banda de Hermeto Pascoal, o álbum logo tornou-se um marco da música instrumental contemporânea brasileira, não só pela excepcional qualidade das composições, mas também pelo incrível time de músicos que participou das gravações.

O baixista Rodolfo Stroeter liderava à época o grupo Pau Brasil, que era formado por músicos de qualidade excepcional como o pianista Nelson Ayres, o violonista Paulo Bellinati, o saxofonista Teco Cardoso e o baterista Nenê. O grupo tinha uma constante presença nos palcos europeus e granjeava cada vez mais a admiração de produtores e jazzmen em toda a Europa. Numa dessas turnês, receberam o convite do conceituado Duo Assad (produtores da GHA Records em Bruxelas) para gravar o álbum "Lá vem a Tribo" (1989). Lelo foi convidado a integrar o grupo pouco antes das sessões de gravação e, posteriormente, participou de inúmeras turnês pela Europa e EUA. Com o Pau Brasil gravou ainda o CD "Metrópolis Tropical" (1991), uma produção francesa, com distribuição na Europa e "Babel" (1996), lançada pela gravadora Blue Jackel (New York), que no Brasil recebeu o Premio Sharp, além de ter sido indicado ao Grammy. Gravou também, ao vivo, o CD "Pau Brasil & Hermeto Pascoal", editado pela gravadora Tom Brasil (São Paulo).

Com o Pau Brasil, Lelo ainda viria a compor uma ópera, denominada de "Opera dos 500", uma encomenda governamental para a comemoração dos 500 anos do descobrimento da América. O projeto foi realizado no Teatro Municipal de São Paulo em 1992, tendo Marlui Miranda como uma das solistas.


 
1999 Grupo Um, 1981

Produz, em seu próprio estúdio, o CD "Simples" (1998), com uma série de composições que homenageiam músicos que admira, como Clare Fischer, Roger Kellaway, Denny Zeitlin, Zeca Assumpção e Daniel Goyonne.

Com Marlui, Lelo viria a colaborar em inúmeras trilhas para ballet, exposições e cinema, tendo sido premiado no Festival de Cinema de Brasília pela trilha do longa-metragem "Hans Staden" (1999).

Mais recentemente, Lelo se uniu ao irmão Zé Eduardo formando o Duo Nazario, fazendo uso de diversos teclados eletrônicos e sons pré-gravados em contraponto com as sonoridades dos inúmeros instrumentos de percussão. O Duo recebeu encomendas da Banda Sinfonica do Estado de São Paulo que resultaram nas obras "Limite" e "Aurora". (First public performance by the Duo Nazario and the Symphony Band at the 10th Brazilian Contemporary Music Biennial, Rio de Janeiro, 1994. Also performed at the 8th World Association for Symphonic Bands and Ensembles, Austria, 1997).

Para uma apresentação especial durante o Zildjian Day, evento promovido pela fábrica de pratos americana, que tinha a presença de Trilok Gurtu, o Duo convidou o guitarrista Felipe Avila, tocando uma guitarra-sintetizador, que se somava aos sons eletronicos e percussivos - o resultado da gravação ao vivo se transformou no CD "Percussonica" editado em 1999. Focado na música brasileira e jazz contemporâneo, a música enfatiza as combinações entre os instrumentos de percussão acústicos e os sons percussivos sintetizados. A sonoridade do trio é extremamente aberta e o uso da guitarra-sintetizador e dos teclados simulando sons percussivos transforma o trio num enorme grupo de percussão. O CD tem ainda a presença de Marlui Miranda nos vocais.


 
1987 Grupo Um, 1980


DISCOGRAFIA SOLO
  Lagrima / Sursolide Suite  
LP Utopia, 1982

1. Lagrima [piano solo] / 2. Sursolide Suite - cinco cenas em Berlim (trio)

Lelo Nazario / Zeca assumpção / Rodolfo Stroeter


  Discurso aos Objetos / Balada Unidimensional
LP Utopia, 1984

1. Discurso aos Objetos #2 [para fita magnetica solo] / 2. Balada Unidimensional [para violao e fita magnetica]

Lelo Nazario / Paulo Belinatti


  "Se..."
LP Utopia, 1989 / CD Editio Princeps, 2004

1. Valsa (Parte I / Parte II) / 2. Anônima (Versão 2) / 3. Sete Léguas / 4. O Elo Perpétuo / 5. Se... (versão 1) / 6. Post Scriptum / Bonus (apenas no CD): 7. Dança das Águas / 8. Nocaute

Lelo Nazario / Teco Cardoso / Rodolfo Stroeter / Nenê / Paulo Bellinati / Zeca Assumpção / Edgard Gianullo / Zabelê / Zé Eduardo Nazario


  Simples
CD Utopia, 1998

1. Frevo Colado / 2. A Ávore contempla a Montanha / 3. Reverso / 4. Claridade / 5. A Dança de Alix / 6. Zeitlin Time / 7. Solitário / 8. Armadilha / 9. Simples

Lelo Nazario / Teco Cardoso / Marlui Miranda / Alvaro Faria / Peter Erskine


  Africasiamerica
CD Editio Princeps / Utopia, 2006

1. Convite ao Vento / 2. Insólito / 3. Passado Presente / 4. Solúvel em Água / 5. Perplex City / 6. Andando pelo Bairro / 7. Piano Voador / 8. Espiral / 9. Africasiamerica / 10. Son[ho]s

Lelo Nazario / Felipe Ávila / Teco Cardoso / Álvaro Faria / Benjamin Taubkin / Mônica Salmaso / Guello



   
Pau Brasil, 1989 2002 1979


DISCOGRAFIA / PROJETOS COLETIVOS
  Marcha Sobre a Cidade
Grupo Um
LP Independente, 1979 / CD Editio Princeps / Z.E.N., 2002

1. [B(2)/1O-O.75-K.78]-P(2)-[O(4)/8-O.75-K77] / 2. Sangue de Negro / 3. Marcha Sobre a Cidade / 4. A Porta do "Sem Nexo" / 5. 54754-P(4)-D(3)-O / 6. Dala / Bonus: 7. N’daê / 8 a. Festa dos Pássaros b. C(2)/9-O.74-K.76

Lelo Nazario / Zeca Assumpção / Zé Eduardo Nazario / Carlinhos Gonçalves / Mauro Senise / Roberto Sion


  Reflexões Sobre a Crise do Desejo
Grupo Um
LP Utopia, 1981/ CD Editio Princeps, 2005

1. O Homem de Wolfsburg / 2. America L / 3. Vida a. N´Daê b. Dadão/ 4. Mobile/Stabile / 5. Reflexões Sobre a Crise do Desejo / Bonus: 6. Mata Quimada / 7. O Homem de Wolfsburg / 8. Reflexões Sobre a Crise do Desejo

Lelo Nazario / Zé Eduardo Nazario / Rodolfo Stroeter / Felix Wagner / Mauro Senise / Roberto Sion / Zeca Assumpçãp


  A Flor de Plástico Incinerada
Grupo Um
LP Lira Paulistana, 1983

1. A Flor de Plástico Incinerada (I) / 2. Duo / 3. ZEN / 4. A Flor de Plástico Incinerada (II) / 5. Sonhos Esquecidos (...para L.C.)

Lelo Nazario / Zé Eduardo Nazario / Rodolfo Stroeter / Teco Cardoso / Felix Wagner / Regina Porto


  Lá Vem a Tribo
Pau Brasil
CD GHA (Brussels), 1989

1. Lá vem a tribo / 2. Moda de Viola / 3. Pano de Louça / 4. Saudades e Saudações / 5. Flecha de Prata / 6. Valsa Brilhante / 7. Flor do Sul - De Porto Alegre a Uruguaiana / 8. Funeral / 9. Tutti Legal

Lelo Nazario / Teco Cardoso / Rodolfo Stroeter / Paulo Bellinati / Nenê


  Metrópolis Tropical
Pau Brasil
CD Divina Comedia (Paris), 1991

1. Planeta São Paulo / 2. Espiritos da Mata / 3. Queimada / 4. Cheguei na Capital / 5. Perdido / 6. Cordilheira / 7. Metropolis Tropical

Lelo Nazário / Rodolfo Stroeter / Paulo Bellinati / Nenê / Teco Cardoso


  Pau Brasil & Hermeto Pascoal
Pau Brasil
CD Tom Brasil, 1995

1. Cordilheira dos Andes, tubofone sem nome / 2. Metrópole tropical, olho d’água, bambuzal / 3. Harmonia sem cronologia / 4. Viajando pelo Brasil / 5. Mesclando / 6. Rainha da pedra azul

Lelo Nazario / Hermeto Pascoal / Rodolfo Stroeter / Zé Eduardo Nazario / Marlui Miranda / Teco Cardoso


  Babel
Pau Brasil
CD Blue Jackel / Pau Brasil, 1994

1. Ka Kã / 2. Fábula / 3. Três Segredos / 4. Olho d’ Água / 5. Babel / 6. Ulurí / 7. Cordilheira / 8. Tocaia / 9. Festa na Rua

Lelo Nazario / Rodolfo Stroeter / Zé Eduardo Nazario / Marlui Miranda / Teco Cardoso


  Percussônica
Percussônica

CD Z.E.N., 1999

1. N'daê / 2. Percussônica / 3. Festa de Rua / 4. Flor do Sul / 5. Dança das Águas / 6. Maracatu / 7. O Sétimo Portal / 8. A Xepa / 9. Psicopático

Lelo Nazario / Zé Eduardo Nazario / Felipe Avila / Marlui Miranda


  Hoje
Percussônica
CD Editio Princeps, 2004

1. N´Daê / 2. Percussônica / 3. Hoje / 4. Não Temo / 5. Minas d´Água / 6. Festa na Rua / 7. Flor do Sul / 8. CEP / 9. Africana / 10. Dança das Águas / 11. Maracatu / 12. O Sétimo Portal / 13. A Xepa / 14. Psicopático

Zé Eduardo Nazario / Felipe Avila / Lelo Nazario / Marlui Miranda




TRILHAS SONORAS

  Anchieta José do Brasil
Sérgio G. Saraceni
  
LP Bandeirantes Discos, 1978

1. Poema da Virgem / 2. Despedida / 3. As caravelas e o Poder / 4. Chegada de Anchieta / 5. Hymnus in Missa Anchietana / 6. Jean de Bolés / 7. Epopéia dos Aimorés / 8. Namoro com o Brasil / 9. Fundação de São Paulo / 10. Romance / 11. Valsa palaciana / 12. Requiem para Anchieta

faixa Epopéia dos Aimorés, composição e performance do Grupo Um: Lelo Nazario / Lelo Nazario / Zeca Assumpção

Trilha do filme de 1978 de Paulo César Saraceni. Epopéia dos Aimorés figura no LP de forma severamente editada (2'16"), enquanto sua versão integral aparecia na cena final do filme, incluindo os créditos. O restante do LP são composições de Sérgio C. Saraceni com arranjos de Luiz Roberto Oliveira.

  Quédate Conmigo esta Noche
Film Planet, Buenos Aires, 1998

Trilha sonora original composta com Caco Faria para a peça de Flávio de Souza

  Hans Staden
Lapfilme, São Paulo, 1999

Vencedor de melhor trilha sonora no Festival de Brasília 2000 com Marlui Miranda, para filme de Luiz Alberto Pereira.

  A Flor do Caos
2001

Animação computadorizada de Luiz Nazario (Universidade Federal de Minas Gerais) - trilha sonora original.


 
Symmetric Ensemble, 1981 1998


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS (compositor, arranjador e músico)

Poema da Gota Serena  
Zé Eduardo Nazario
LP, 1982

Chansons Métisses   
Frédéric Pagès
LP AGEM, 1983

Mundo   
Rodolfo Stroeter
LP Continental, 1985

Barracas Barrocas   
Fernando Falcão
LP Carmo, 1987

First International Electroacoustic Music Contest of São Paulo: Prize-Winner Works
CD Maximal Music, 1995

Meu Brasil   
Teco Cardoso
CD Núcleo Contemporâneo, 1997

BRAzSIL   
Daniel Taubkin
CD Blue Jackel, 1998

Caixa de Folia   
Zeca Assumpção
CD Pau Brasil, 1998

Catavento 
  
Zeca Assumpção and Nando Carneiro
CD Sunset Music, 1998
Mulato   
Sergio Santos
CD Pau Brasil, 1998

O Sol de Oslo   
Gilberto Gil
CD Pau Brasil, 1998

Trampolim   
Mônica Salmaso
CD Pau Brasil / Blue Jackel, 1998

ZEN   
Zé Eduardo Nazario
CD Z.E.N., 1998

Voadeira   
Mônica Salmaso
CD Eldorado / Blue Jackel, 1999

Unk it   
Lulu Pereira
CD Lulu Pereira production, 2002

Z: 300 anos de Zumbi   
Gilberto Gil
CD Blue Jackel / Lightyear, 2002

Janela   
Felipe Avila
CD Felipe Avila production, 2004

Beatles Brasil
Felipe Avila
CD Felipe Avila production, 2005



Produtor, Supervisão Técnica
Paiter Merewá: Suruís de Rondônia
Marlui Miranda: pesquisa e produção; Lelo Nazario: supervisão técnica
LP Memória Discos, 1984

Mundo   
Rodolfo Stroeter
LP Continental, 1985

Garoto   
Paulo Bellinati
LP Marcus Pereira, 1986

Authentic South America 5: The Brazilian Amazon Rainforest Music
CD Sonoton, 1994


 
Pau Brasil, 1996 Lelo e Felipe Avila, 2005


COMPOSIÇÕES

SOLO, DUO, TRIO, QUARTET INSTRUMENTAL
Reflexões sobre a Crise do Desejo
1979
Piano, d bass, drums. Composed for Grupo Um, and recorded on the album Reflexões sobre a Crise do Desejo.
America L
1980
Piano, drums. Composed for Grupo Um, and recorded on the album Reflexões sobre a Crise do Desejo.
Sursolide suite
1980
Piano, 2 d basses. Recorded on the album Lagrima /Sursolide suite.
Lagrima
1981
Pìano solo. Recorded on the album Lagrima / Sursolide suite.
Esquisses
1982
Flute Quartet. Composed for the São Paulo Symphony Orchestra's soloists.
Offrande
1983
A sax solo.
Acarajé ao Curry
1991
Kbd, perc. Composed with Zé Eduardo Nazario. Recorded on the CD ZEN.
Nocaute
1991
Kbd, drums. Composed with Zé Eduardo Nazario, the piece is a bonus track in the new edition of the album "Se..."
Festa na Rua
1993
Kbd, guit synth, drums, perc. Composed with R. Stroeter for Pau Brasil. Different versions of the music were recorded on the CDs Pau Brasil & Hermeto Pascoal, Babel, and Percussônica.
O Sétimo Portal
1995
Kbd, a sax, s sax, perc. First public performance by the Duo Nazario and T. Cardoso at the Latin America Memorial Theatre, São Paulo, 1996. Recorded on the CD Percussônica.
Dança das Águas
1996
Kbd, flute, tablas, perc. First public performance by the Duo Nazario and T. Cardoso at the Latin America Memorial Theatre, São Paulo, 1996. Recorded on the CD Percussônica. Another version of the music is included as a bonus track in the new edition of the CD "Se..."
Armadilha
1997
Piano, kbd, elec bass, perc. Recorded on the CD Simples.
Claridade
1997
Piano, d bass, drums. Waltz dedicated to Clare Fischer. Recorded on the CD Simples.
Percussônica
1998
Kbd, guit synth, drums, perc. Composed with Zé Eduardo Nazario and Felipe Avila. Recorded on the CD Percussônica.
Solitário
1998
Fender Rhodes elec piano, kbd. Recorded on the CD Simples.
Zeitlin Time
1998
Piano, perc. Dedicated to Denny Zeitlin. Recorded on the CD Simples.
Psicopático
1999
Piano, perc. Dedicated to Denny Zeitlin. Recorded on the CD Simples.
Insight
2000
B tromb solo. Composed for the trombonist Lulu Pereira, who recorded the piece on the CD Unk it.
Insight
2000
B tromb solo. Composed for the trombonist Lulu Pereira, who recorded the piece on the CD Unk it.
Bachmania
2002
Piano solo.
Elektramorph
2003
Piano, electronics.
 
CHAMBER ENSEMBLES
C(2)/9-O.74-K.76
1974
Elec piano, a sax, elec bass, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the CD Marcha sobre a Cidade.
54754-P(4)-D(3)-O (La formule secrete 1)
1975
Elec piano, a sax, elec bass, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the CD Marcha sobre a Cidade.
B(2)/1O-O.75-K.781-P (2)-1O(4)/8-O.75-K.77 (La formule secrete 2)
1976
Elec piano, a sax, elec bass, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the CD Marcha sobre a Cidade.
Mobile / Stabile
1976
Piano, electronics, pic, a cl, a sax, d bass, drums, perc. Composed for Grupo Um. Recorded on the album Reflexões sobre a Crise do Desejo.
A porta do Sem Nexo
1977
Elec piano, a sax, elec b, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the CD Marcha sobre a Cidade.
Marcha sobre a Cidade
1978
Acoustic and elec piano, sax, db, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the album Marcha sobre a Cidade.
O Homem de Wolfsburg
1980
Piano, a clnt, picc, a sax, d bass, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the album Reflexões sobre a Crise do Desejo.
A Flor de Plástico Incinerada (I)
1981
Piano, Fender Rhodes elec piano, electronics, flute, a clnt, picc, a sax, bar sax, d bass, marimba, voice. Composed for Grupo Um, and recorded on the album A Flor de Plástico Incinerada.
A Flor de Plástico Incinerada (II)
1981
Piano, a sax, s sax, d bass, drums, perc. Composed for Grupo Um, and recorded on the album A Flor de Plástico Incinerada.
Sonhos Esquecidos
1982
Fender Rhodes elec piano, a sax, elec bass, drums. Composed for Grupo Um. Recorded on the album A Flor de Plástico Incinerada.
Valsa (Part I and II)
1984
Piano, a sax, d bass, perc, voice. A 12-tone waltz recorded on the album "Se…"
Anônima
1986
Kbd, elec sounds, guit synth, a sax, bar sax. Originally written for a duo with Paulo Bellinati (piano and guitar), later this eletroacoustic composition included other instruments, and was recorded on the albums ZEN and "Se..."
Disse Alguém
1986
Piano, celesta, 4 flutes, 4 saxes, d bass, children voices. Lyrics by Fernando Falcão, and recorded on the album Barracas Barrocas.
O Elo Perpétuo
1986
Kbd, a sax, d bass, drums, perc. Recorded on the album "Se…"
Purundirindas
1986
Piano, Hammond organ, 4 flutes, 4 saxes, d bass, guit, perc, voice. Composed with Fernando Falcão, and recorded on the album Barracas Barrocas.
Post Scriptum
1987
Kbd, flute, d bass, voice. Recorded on the album "Se…"
Se…
1987
Kbd, elec sounds, flute, flute synth, a sax, s sax, bar sax, guit, d bass, drums, perc. Se (If) is a study on the conditionality and rele-vance of a certain event in relation to the following, and the preponde-rance of the casualness in people's lives. Recorded on the album "Se..."
Sete Léguas
1987
Kbd, a sax, d bass, drums, perc. Composition based on the Wayne Shorter's Footprints structure, but allowing a variety of new and free forms. Recorded on the album "Se…"
Flecha de Prata
1988
Kbd, s sax, guit, d bass, drums. Composed for Pau Brasil, and recorded on the album Lá Vem a Tribo.
Flor do Sul
1989
Piano, kbd, guit synth, s sax, drums, perc. Originally composed for Pau Brasil, and recorded on the CD Lá Vem a Tribo. New versions of the music were recorded on the CDs ZEN and Percussônica.
Planeta São Paulo
1990
Kbd , a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed with Nenê for Pau Brasil, and recorded on the album Metrópolis Tropical.
Metrópolis Tropical
1991
Kbd, a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed for Pau Brasil, and recorded on the albums Metrópolis Tropical, and Pau Brasil & Hermeto Pascoal.
Perdido (Lendas da Cidade)
1991
Kbd, a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed with R. Stroeter for Pau Brasil. Recorded on the album Metrópolis Tropical.
Fábula
1995
Kbd, a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed with R. Stroeter for Pau Brasil. Recorded on the award-winning CD Babel.
Três Segredos
1995
Kbd, a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed with Zé Eduar-do Nazario for Pau Brasil. Recorded on the award-winning CD Babel.
Babel
1996
Kbd, a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed with R. Stroeter for Pau Brasil. Recorded on the award-winning CD Babel.
Tocaia
1996
Kbd, a sax, s sax, guit, d bass, drums, perc. Composed with Pau Brasil. Recorded on the award-winning CD Babel.
A Árvore Contempla a Montanha
1997
Kbd, a sax, s sax, elec bass, drums, perc, voice. Recorded on the CD Simples.
Frevo Colado
1997
Piano, a sax, s sax, elec bass, drums, perc. Recorded on CD Simples.
Reverso
1998
Piano, a sax, s sax, elec bass, perc. Recorded on the CD Simples.
Simples
1998
Piano, a sax, s sax, elec bass, perc. Recorded on the CD Simples.
Piano Voador
2003
Piano, elec piano, a sax, s sax, flute, a flute, b flute, d bass, exotic perc.
 
SYMPHONIC ENSEMBLES
Música do Instante
1976
Symph orchestra. Composed in three parts.
Limite
1990
Kbd, elec media, perc, symph band. Written in eight parts to be played by three components: the symphony band, two soloists, and pre-recorded electronic sounds. Commissioned by the Symphony Band of the São Paulo State. First public performance by the Duo Nazario and the Symphony Band at the 10th Brazilian Contemporary Music Biennial, Rio de Janeiro, 1994. Also performed at the 8th World Ass. for Symphonic Bands and Ensembles, Austria, 1997.
Aurora
1996
Kbd, elec media, flute, a sax, s sax, perc, symph band. Divided in two parts that dissolve into two mantras to be played by the band, the soloists, and the electronic sounds. Commissioned by the Symphony Band of the São Paulo State. First public performance by the Duo Nazario and the Symphony Band at the Latin America Memorial Theatre, São Paulo, 1996. Also perfor-med at the 8th World Ass. for Symphonic Bands and Ensembles, Austria, 1997.
 
SOLO TAPE COMPOSITIONS, SOLOISTS WITH TAPE, ELECTRONICS
Discurso aos Objetos
1981
Tape solo. Recorded on the album Discurso aos objetos.
Balada Unidimensional
1983
Tape, guit solo. Composed for the guitar player Paulo Bellinati, who recorded the piece on the album Discurso aos objetos.
Cheguei na Capital
1991
Electroacoustic composition written for Pau Brasil, and recorded on the album Metrópolis Tropical.
A Redoma de Cristal Azul
1994
Electroacoustic. Awarded a honorable mention from the 1st Internl. Electroacoustic Music Contest, São Paulo, 1995. Recorded on CD.
A Dança de Alix
1998
Piano, kbd, electronics, perc. Recorded on the CD Simples.
Cartas Terrestres
2000
Piano, electronics, pre-recorded sounds. Dedicated to Almeida Prado. First public performance by the composer at the Itaú Cultural Institute Theatre, São Paulo, 2000.
Céu Amarelo
2000
B tromb, elec media. Composed for Lulu Pereira, who recorded the piece on the CD Unk it.
12 Caminhos
2000
2 pianos, electronics, pre-recorded sounds. Composed with Almeida Prado. First public performance by the composers at the Itaú Cultural Institute Theatre, São Paulo, 2000.
 
STAGE MUSIC
Transformations
1976-1977
Piano, elec piano, a sax, s sax, d bass, elec bass, perc. Original score composed by Grupo Um for the Japanese choreographer Takao Kusuno's dance company. Staged in the Art Museum of São Paulo, 1977.
Opera dos 500
1992
Opera composed in cooperation with Paulo Bellinati, N. Ayres, R. Stroe-ter; libretto by Naum A. de Souza. First performance by Pau Brasil, Symph Orchestra and Chorus at the Municipal Theatre, São Paulo, 1992.
Quédate Conmigo esta Noche
1998
Piano, s sax, guit, elec bass, accordion, cello, drums. Original score composed with Caco Faria for the homonymous theatre play by Flávio Souza. Staged in Buenos Aires (C.C. Recoleta, Argentina) in 1998.
Paralelas
1999
Piano, kbd, flute, a flute, a sax, s sax, d bass, perc. Original score composed with Benjamin Taubkin for the homonymous multimedia performance which also includes a solo dancer and a scenic-video. First public performance at the Itaú Cultural Institute Theatre, São Paulo, 1999.
Dança da Água e da Paz
2001
Kbd, elec sounds, flute, guit, d bass, perc, voice. Composed with Gilberto Gil, this piece takes part of the original score written for the São Paulo Ballet Company. Germaine Acogny, choreographer. Staged in the Municipal Theatre, São Paulo, 2002, and recorded on the CD Z.
 
MOVIE MUSIC
Amor
1994
Kbd, elec sounds, perc. Original score for the José R. Torero's short film.
A Alma do Negócio
1996
Kbd, elec sounds, perc. Original score for the José R. Torero's short film.
Hans Staden
1999
Kbd, elec sounds, Indian flutes, Indian perc, perc. Original score composed with Marlui Miranda for the homonymous movie directed by Luiz A. Pereira. The film tells the story of the German explorer Hans Staden, captured by the Tupinambá Indians in Brazil in the 16th-century. Based on Brazilian Indian sounds and instruments of that time, the music received a Best Original Score Award at the Brasília Film Festival 2000, and was nomi-nated for the Grand Prix Cinema Brazil 2001. Recorded on CD.
A Flor do Caos
2001
Kbd, elec sounds. Original score for the homonymous computer animation film directed by Luiz Nazario. Recorded on CD.



 
Percussônica, 2002 1987



CONTATO / LINKS
:: Lelo Nazario / Utopia Studio
Tel/fax: 55-11-4242-9714
e-mail: lelo.nazario@ig.com.br
site oficial: nazario.atspace.com



Organizado por Irati Antonio

   




catálogo | próximos lançamentos | newsletter | pontos de venda |
distribuição | contato | view in english | home

© 2008 Editio Princeps  -  Webdesign: Rodrigo Araujo